Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2018

O Muro – O Panorama Asisi : a vida nas duas Berlins


Sabe, pessoal, essa foi uma viagem para refletir... Como fui para Berlim e Leste Europeu, visitei diversos museus sobre as ocupações dos nazistas e dos comunistas. Mas, um dos locais que mais me marcou foi O Muro – O Panorama Asisi. Imaginar uma cidade dívida por um muro que segregou não somente pessoas, mas estilos de vida, me parece simplesmente louco. Surreal!!! Parece história de filme, mas aconteceu...




Em Berlim, há diversos locais onde se expõe a história do muro e como viviam as pessoas em ambos os lado. Um dos mais interessantes, e grátis, é o Gedenkstaette Berliner Mauer. Nele aprendi que de início os berlinenses ficaram "passados" em ambos os lados. Famílias foram separadas, as pessoas do lado ocidental ouviam sobre os crimes comunistas e protestavam, mas com o passar dos anos a coisa quase caiu no esquecimento. E, é isso que é retratado no Panorama Asisi. Esse museu, que fica em uma rotunda de aço cilíndrica com o panorama criado por Yadegar Asisi, nos apresenta em escala 1:1 a vida dos lados.






no entorno, onde o muro passava




os desenhos do panorama Asisi




Nós subimos em uma plataforma de 4 metros e assistimos em 270 graus, como as coisas aconteciam. O retratado é um fictício dia de outono em Kreuzberg na década de 80. Observamos o lado oriental e o ocidental com o muro no meio. Do nascer ao por-do-sol, podemos ver as fachadas cinzas, as ruas desordenadas de Berlim. No lado ocidental, um posto de gasolina, turistas tirando fotos no muro grafitado e "xeretando" o outro lado, bêbados em um quiosque de Currywurst, enfim, uma vida normal que se ia. Do outro lado, prédios austeros, as torres de vigilância, os soldados patrulhando, as luzes dos holofotes atrás de fugitivos... No ocidente cartazes coloridos de propaganda de cigarro, por exemplo, na GDR a propaganda comunista... Doido, como os ocidentais assistiam das sacadas toda a privação de liberdade que ocorria na rua ao lado. Chocante! Surreal!!





o painel com jogos de luz e som



Asisi morou em Kreuzberg na década de 80





Parece 3D...






Além dessa projeção, baseada em memórias reais, há na ante-sala uma exposição de fotos de famílias que mostram o seu dia a dia em ambos os lados. Além disso, podemos ler sobre os fatos históricos, como o caso do forte posicionamento do JFK contra essa situação.














A Queda






Fique por dentro da historia, entes de ir:






Endereço: Friedrichstraße 43-45. Pertinho do Checkpoint Charlie em Kreuzberg.




Abre diariamente das 10-18 horas.


Entrada 10 euros associada a entrada na BlackBox Kalter Krieg.


Em resumo: imperdível, pois não há nada como "vivenciar" o que ocorreu!


Abraços!!


PS: tenho poucas fotos porque, na verdade, elas não são permitidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário