Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Mercados de Natal na Alsácia 2016:: Eguisheim e Riquewihr


Um passeio pelos Mercados de Natal de dois dos mais adoráveis vilarejos da Rota do Vinho da Alsácia. E, o melhor sem necessidade de se alugar carro...

Vocês se lembram do post sobre Eguisheim, o vilarejo considerado pelos franceses o mais belo do país? Ahhh, eu fui e amei DEMAIS!!! Foi o vilarejo/pequena cidade que mais gostei em toda a viagem. Sem margem para dúvidas. Ainda, vou falar bastante sobre ele, todavia hoje vamos aos seus Marchés de Noel.

Super autentico, colorido e animado, o mercado fica na Place du Marché aux Saules e na Place du Chateau. Contudo, vale super a pena transitar na rue du Rempart sud onde todas as casas históricas estão enfeitadas e na nord, aonde ficam os presépios.






















Há, ainda, concertos, visitas guiadas, e visitas as caves com temas natalinos.

Para chegar ao vilarejo na época de Natal há, desde de Colmar, as Navettes de Noel. Ou seja, ônibus que partem da estação e do estacionamento Scheurer Kestner (a referência é o cinema) e nos deixam na entrada do vilarejo. Ele passa diariamente a cada 2 horas nos dias de semana e mais frequentemente nos fins de semana. Confortável e pontual, contudo tenha havido um atraso de cerca de 20 minutos na volta (em um frio de rachar foi meio barra pesada esperar). Custa 5 euros ida e volta. Sem carro, a outra opção para chegar ao vilarejo é pegar os ônibus regulares, linhas 208 e 440, mas estes passam com muiiito pouca frequência.






Riquewihr

Um pouco mais longe e na direção oposta, Riquewihr é outro fantástico vilarejo da Rota do Vinho. Fomos até ele também de Navette. Neste caso, há duas linhas desde os mesmos pontos em Colmar, no entanto, elas só circulam nos fins de semana. Além de Riquewihr, essas linhas ligam Colmar a Ribeauvillé (assunto do próximo post) e Kayeserberg (onde não fomos). Paga-se 8 euros a passagem e sobe-se e desce-se quantas vezes se desejar do ônibus. A linha regular 106 vai até Riquewihr e Ribeauvillé, mas são pouquíssimos ônibus por dia.




O Mercado é bem fofinho.










Mas, o que amei foi visitar a loja Féerie de Noel





E, as caves. Ahh, as caves de Eguisheim e Riquewihr!!! Conto em um post próprio as dicas, ok?


Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário