Páginas

sábado, 9 de julho de 2016

Decoração: as tendências por décadas (anos 50)


"Tudo que vai, tem volta"; "A vida é cíclica"; "Os clássicos são eternos"; "Na vida nada se cria, tudo se copia"... E, por aí se vai. Então, galera, as tendências no décor vão e voltam e, ademais, os clássicos do design sempre fazem um belo efeito. Estou falando tudo isso porque o estilo vintage/retrô conquistou, na decoração, um espaço definitivo. Desta forma, é interessante conhecermos de qual das décadas passadas cada elemento fez parte. Assim, podemos escolher nossa época preferida e copiar o estilo, né?


Vamos por parte, então... Esse mês, a cada sábado, veremos uma década. 


Os anos 50


Ahh, os anos dourados! Eu não vivi, mas pude sentir o seu clima adorável série Anos Dourados (fins dos anos 50 e início dos anos 60).




No pós guerra as pessoas voltaram a ganhar dinheiro e as famílias a crescer. O estilo arquitetônico tornou-se mais industrializado e cresceu o interesse por materiais mais modernos.




As casas construídas durante este período eram abertas, iluminadas (luz natural) e arejadas, com portas de vidro e janelas do chão ao teto. 


O modernismo se destaca no inicio da década, e aos poucos o minimalismo vai ocupando espaço. Os móveis tendem a ser confortáveis, funcionais e duráveis. O design dinamarquês está no auge; o casal Eames lança seus móveis/acessórios que se tornariam icônicos.

















Materiais: carpete, cortiça, concreto e vinil. Móveis de fórmica, vidro, acrílico e madeira compensada. Os TOP: cadeiras de cromo e vinil, mesas de fórmica e cromada.














Luminárias e acessórios:





Era atômica


  
As cores:





Os revestimentos: linóleo, pisos em xadrez preto & branco ou branco & vermelho.






Texturas e estampas: frutas, flores, listras, estrelas, xadrez, bolinhas.














As salas de jantar deixam de ser utilizadas e as cozinhas viraram o local das refeições. Como o consumismo está no auge, as donas de casa "atacam" os novos eletrodomésticos. Neste cômodo, os tons pastel imperaram, sobretudo o azul turquesa, mas cores vivas também foram usadas.




Olha a integração aí...





As cozinhas:











By Tok e Stok



Acessórios: louça e recipientes colorido e de melanina. Os potes de Tupperware são vedetes da década















Era assim:



Faça assim em 2016:



Quartos:




No banheiros, os destaques eram: os azulejos de cerâmica coloridos, as luminárias coloridas e, lembrem-se, a cor TOP era o rosa.


















Com azulejos de metrô (tendência 2016)





Imitando o visual dos anos 50:


mesa de centro em forma de boomerang





Inspirado na era atômica

























Se você gosta deste estilo, confira os posts dos sábados do segundo semestre de 2013, onde apresento quase todos os ícones da década (da cadeira bertóia aos móveis do casal Eames).


Até... E, lembre-se que sábado que vêm veremos a década de 60.

PS: eu gosto do estilo retrô mais modernizado, e até com mistura de elementos de diferentes décadas, como vocês verão nos outros posts de hoje. Todavia, se a sua é ter uma decoração realmente temática não deixe de visitar o site: Retro Renovation.

4 comentários:

  1. Simone... seu blog é maravilhoso, fiz uma verdadeira imersão nos anos 50, obrigado! Vou seguir conhecendo seus outros artigos. Abraço de Recife!

    ResponderExcluir