Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dicas para planejar (ou reformar) o banheiro: os com apenas uma ducha e a pia


Vamos continuar a nossa série sobre planejamento de banheiros. Veremos, neste post, o que os franceses chamam de "salle d'eau", ou seja, a ducha e um segundo elemento no espaço. Na Europa, esses espaços são freqüentes, já que em geral eles dispõem de um WC a parte.




Acho que esse tipo de configuração é interessante, para nós, nas casas de praia, ou campo. Isso porque nestas situações, em geral, recebemos muitos hóspedes, e dessa forma é possível maior revezamento entre eles. Sem filas para o banho... E, fazendo-se uso de espaços diminutos nas plantas.



Lembrem-se: box de no minimo 80 x 80 cm, pias com 60 x 60 cm. Então, para comportar apenas esses dois elementos, basta um espaço de 2-2,5 metros quadrados. Com o WC ou uma pia a parte. Essa segunda muitas vezes fica até mesmo no corredor. Logo, a "sala de ducha" pode conter o vaso sanitário e o box, ou mais freqüentemente a pia e o box.


Espaços apenas com a pia.




Pia em espaços abertos.

legal para casa de praia

O vaso sanitário ocupa um retângulo de cerca de 60 x 100 cm quando integrado ao banheiro, e 80 x 120 quando separado (WC). E, lembrem-se ao escolher o vaso: a caixa acoplada acrescenta 15 cm de profundidade à de uma peça comum. Mas. assim, é possível se ocupar a área sobre ela com um pequeno armário, nicho ou prateleira.




Os WCs devem ter uma janela ou um exaustor.


Vamos ver as salas de ducha....

Os elementos (pia e ducha) podem ser dispostos frente a frente. Lembrem-se de deixar 100 cm entre box-pia para permitir a livre circulação.








O box pode ocupar a quina.


Ou alinhados.






E, ainda em L.








  




Com cortininha, legal quando o espaço (e orçamento) é reduzido.



Nas suítes, o ideal é uma bancada com duas cubas, para não haver disputas matutinas entre o casal.



Uma boa configuração para poupar espaço:



As salas de ducha com vaso sanitário:

  


Medidas do chuveiro (1 polegada = 2,5 cm):


E, se o objetivo for relaxar, escolha uma ducha mega poderosa.


Sobre as pias/bancadas:

as medidas a serem respeitadas:

As bancadas devem ter uma profundidade de 60 cm para se colocar as escovas de dente, saboneteira e outros produtos de higiene/beleza ao alcance das mãos. E, ainda, possuírem de preferência, sobre elas, armários para armazenamento.


Se houver pouco espaço opte por uma pia flutuante.


Principalmente nestes casos (pouco espaços), a criatividade é importante para o armazenamento dos itens pessoais, papel higiênico, toalhas, etc. Escolham prateleiras e nichos, usem escadas, caixas, etc.





Se sobrar espaço, duas cubas para dois.


Sobre os porta-toalhas: os em barras normalmente possuem comprimento de 48-61 cm. Os em anéis têm 20-23 cm de largura. Ambos, devem ficar a cerca de 75-120 cm do chão. Onde? Para fácil acesso, à 30-90 cm da pia (horizontalmente) e do chuveiro.


Sobre a iluminação: o ideal é instalar dois tipos de iluminação independentes. O primeiro ponto deve ser em torno do espelho, de preferência em ambos os lados e em cima (como nos camarins). O que é perfeito para fazer a barba e/ou a maquiagem. O segundo tipo deve ser uma iluminação embutida no teto (luz indireta).


Outras dicas: espelhos dão amplitude, revestimentos grandes e claros também.





Papel de parede (próprio para áreas com umidade) dão um super charme.


Escolham acessórios que se destaquem. Lembrem-se: o cobre está na moda.





Coloquem plantas.


Mais charme? Minha paixão!


Outra situação onde as "salas de ducha" são interessantes é em anexo, ou integradas, aos quartos. Mas, esses casos veremos no próximo post.


Até daqui a pouco...

Um comentário: