Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Espanha: caminhando sobre as muralhas da medieval Ávila (Tramo de las Carnicerías)



Vamos continuar falando das muralhas de Ávila. Sem dúvidas um passeio inesquecível. Todavia, confesso que dentre as cidades medievais que já conheci, Ávila não foi a que mais amei. Ainda, acho que Cesky Krumlov é a minha preferida.E, contudo tenha gostado mais da paisagem no entorno das muralhas de Ávila do que no entorno das de Carcassonne, ambas não superam as vistas da Toscana desde as muralhas de Monteriggione. Não sei, mas creio que a alma medieval de Ávila surja a noite, assim sugiro que considerem o pernoite.

Mas, voltemos as muralhas. No post passado, vimos o Tramo de Alcázar, neste falaremos sobre o Tramo de las Carnicerías.






Esse trecho é mais longo (1,44 Km) e menos bem preservado (na figura acima = tramos I-IV). Os acessos são pela: Casa de las Carnicerías (Calle San Segundo, 17); Puente Adaja (Calle Marqués de Santo Domingo) e no Arco del Carmen (Plaza Concepción Arenal/Parador), onde só há descida. Para percorrer todo o trecho (até a Puerta del Puente), leva-se cerca de 2 horas. Uma opção é subir na Casa de las Carnicerias e descer no Arco del Carmem. Foi o que eu fiz, e levei cerca de 1 hora para fazê-lo.

Neste trecho, as visitas guiadas são às: 12:15, 13:15, 16:15, 17:15, 18:15 e 19:15 horas.



Na Casa de las Carnicerías encontra-se o Centro de Interpretación de la muralla, onde se pode aprender um pouco sobre elas e, claro, comprar os ingressos. Colada a ela, se encontra a Casa de Misericordia, de meados do século XVI.






El Cimorro da Catedral (parte defensiva colada na muralha)
Centro de interpretação

Os pontos de interesse deste trecho são: a catedral e o El Cimorro, a puerta e a Basílica de San Vicente, o Cubo de la Mula, os diversos palácios intramuros e por fim a linda torre do século XVI sobre a Puerta del Carmem.




Basilica de San Vicente
torre dos Archives Historiques Provinciales

Assim que subimos as escadas, ha várias placas informativas sobre a história da muralha.


El Cimorro visto  de cima



Elas ficam na parte de cima dos torreões
torreões  e a Puerta de San Vicente
Jardim de San Vicente e restos arqueológicos







Bsilica de San Vicente








e subitamente já se avista o Arco del Carmem

  
subida dos torreões


jardins do Parador de Ávila (hotel exclusivo, bom para almoço/jantar)


Plaza Concepción Arenal e o Archivo
a torre plana tipicamente espanhola
defesa da muralha para os canhões 




Vale a pena entrar na Puerta de la Carmem, pois em seu interior estão as Bóvedas del Carmen, com peças arqueológica. E, daqui é uma curta caminhada até as igrejas San Martin e Santa Maria de la Cabeza.













Desde essa parte, eu não acho que seja interessante continuar. Sugiro que retornem à Puerta de San Vicente, seguindo o percurso abaixo para admirar os lindos palacetes.




Bem, era isso...

Aquele abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário