Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

Minhas indicações em Praga!!

A maioria das coisas que indicarei agora você não encontrará nos guias de turismo, são dicas preciosas, todas testadas e aprovadas.

Vou começar pelo meu hotel, que na verdade era um apartamento. Quando se chega à cidade se vai ao escritório da administração, pega-se as chaves, e depois é conosco. Tem serviço de limpeza incluído na diária, e eles receberam meus ingressos para os eventos (compras pela internet) no escritório e deixavam lá no AP. Gostei muito do serviço.

O hotel tinha uma sala grande, cozinha com tudo, 1 banheiro e 1 quarto (não enorme), telefone e TV. Muito bom, mas o melhor dele é a localização. Perfeita, e uma curiosidade, há um spa de chocolate ao lado, sim o tratamento é a base de chocolate. Kkkkkk, não fui!
Ele fica no bairro judeu, e o mais fashion, de Praga (Josefov).  Chama-se Rezidence Masná (Masna 5 - o meu ap era diferente do da foto do site, pois tinha um quarto e não a cama na sala). Ele fica a poucos passos da rua mais fashion de Praga, a Parizská, com Chanel e cia. A praça central de Praga, na cidade velha (Staromestské námesti), também está a cerca de 10 minutos, andando lentamente. Na rua do hotel, em frente a ele, há um lugar legal onde os americanos tomam café, o Bohemia Bagel (não fui) e, ainda, a melhor boite da cidade a M1 Lougue (também, não fui). Na esquina do ap ficam a Bakeshop e em frente a ela, o Fragola Project.


Um probleminha, a cama era confortável, mas pequena
Havia uma cozinha americana, aberta para sala, com fogão, micro, lavadora, cafeteira e todos os utensílios (a prega aqui não fotografou). O banheiro era pequeno, mas com bom espelho e ducha fenomenal. Tinha máquina de lavar roupa no AP, o que é um quebra galho enorme em viagens longas. Adorei, e SUPER INDICO, principalmente pela localização, pois é perto de todo o agito fashion da cidade. Não indico que fiquem no bairro novo (Nove Mesto), apesar da cidade ser muito tranquila e segura, vi uns tipos estranhos aí.
O Rezidence Masná é um prédio residencial e não tem café da manhâ, nem recepção, restaurante, etc. Para mim foi ótimo, pois além de ser do ladinho da fantástica Bakeshop, aproveitei para tomar café nos cafés mais tradicionais de Praha. Para quem não sabe o leste Europeu é conhecido pelos seus cafés (e doces maravilhosos).
Próxima DICA:

BAKESHOP -  fica na Kozí 1, Josefov. As especialidades da casa são o bolo de laranja e o brownie de chocolate. Como não sou fã de brownie, fiquei com o bolo (fantástico), os croissants (de chorar), Coca-Cola e café melange (hummm!!). Gente, eu sei que Paris é a terra dos croissants, mas esse É O MELHOR QUE JÁ COMI NA VIDA ... nunca vi nada igual em Paris!! Comprava todos os dias para levar para o AP, e até fiz um estoque para levar para Viena (bobagem, Viena é única em matéria de guloseimas maravilhosas!!).
No prédio a esquerda o Fragola Project e no da direita a Bakeshop

Já que estamos por aqui, bora falar do FRAGOLA. Mais conhecido pela night que aí rola no subsolo (hum, muita gente bonita), a casa também é um restaurante. E, que restaurante!! Parei por aí, porque estava cansada e com fome, e ele fica do lado do AP. Ao chegar me deparei com uma galera em torno dos trinta e classe média alta. Oh, que ambiente. No cardápio: caviar, vodka russa e outros pratos russos que resolvi experimentar. Fantástico. Bem, tem pratos não russos também, e o pessoal estava indo de massas. Não lembro o que pedi de sobremesa, mas estava muito bom! Um dos melhores lugares que já comi na vida. SÉRIO, VÁ!!!!!!
Ambos ficam na esquina da rua Masná com a Kozí (em Josefov).
Se vai a Praga, deixo um DICA IMPERDÍVEL. Sempre antes de viajar, fico como louca na internet atrás de DICAS. Pois bem, essa achei no Destemperados (dica do Diogo). Gamei no ambiente e la fui checar.  Aí, que restaurante cigano ...  GITANES, ESSE É O LUGAR!!! Fica do outro lado do Vltava, em Mala Strana (Tržiště 7 - fone: +420 257 530 163).
Lá cheguei para almoçar, depois de um passeio no Na Kampa (imperdível, uma delícia de passeio) e na igreja do Menino Jesus de Praga. Pois bem, nem fui pela comida, mas pela decor. Deus, me deliciei! Eles servem de couvert, um pãozinho, que parece um bolinho de chuva salgado, para comer com pastinha que É INESQUECÍVEL!! De resto, olha meu prato aí embaixo. Tem quem não goste, mas eu AMO!! O atendimento é informal, mas legal. Para beber: Pilsner urquell (a MELHOR CERVEJA DO MUNDO). E, não deixem de visitar a cave do restaurante. ESSA É A MELHOR DICA DE VIAGEM QUE POSSO DAR!!!!!!!!!!!!!!!! Imperdível!!


Os icones acima estão na Nossa Senhora da Vitória – igreja localizada na Rua Karmeliská que possui a estátua do Menino Jesus de Praga, que foi feito na Espanha no século XVI e pertence a ordem carmelita desde 1628 (protetor da ordem). Ainda, há aí a Nossa Senhora de Aparecida doada pelo embaixador do Brasil em Praga (Affonso Massot) e pelo arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis, em 17 de Setembro de 2007. O  pároco da igreja era  bem legal e me mostrou a Nossa Senhora de Aparecida e falou que AMA o Brasil (ah, sim, ele conhecia São Paulo e Curitiba). Ela fica perto do Gitanes.
GITANES!!





Mesa de cabeça para baixo no teto

Olhem o tenis. Tradição cigana tirar os sapatos nas refeições

Olha o bolinho lá trás

Para ver o menu clique aqui. Cozinha com inspiração montenegra. Aberto de 12-00h.
Essa dica tem nos guias, mas vale muito a pena. Adoro restaurantes com vistas. Nesse quesito esse, o U Prince, e o do hotel Intercontinental (não fui) são os melhores da cidade. O U Prince fica de frente para o Orloj e permite curtir um visual da cidade quase inteira (do castelo à praça com a Nossa Senhora de Tyn). A comida é muito boa, a frequência, no dia que fui, era mais de locais do que de turistas. O atendimento muito adequado ... o problema: é caro! Morri em quase 100 euros, com vinho e sobremesa, além da entrada, mas valeu cada centavo! Comi o melhor presunto de parma da minha vida!!! Aí provei um prato típico, o Vepro knedlo zelo (carne de porco assada em forno com knedlík). Adorei, alias, gostei muito da culinária do Leste Europeu. Mas, atenção é pesado!
Onde: Staroměstské náměstí 29. O restaurante fica no terraço do hotel de mesmo nome.
Foto feita de cima da torre da prefeitura. Observe as luzes do restaurante no telhado do hotel. Há, ainda, no segundo toldo uma sorveteria na loja de dentro com um soverte SOBERBO!


A próxima dica é para night: La Bodeguita Del Medio, muito DIVERTIDO. Com DJ e pista de dança, comidinhas e drinks fantásticos. Bebi todas, e conheci um pessoal (local) muito legal. Essa DICA é para os jovens, a fim de ver e ser visto, em um ambiente bem diferente! O restaurante é cubano e a casa original fica em Havana (desde 1942). Não conheço outras filiais. Endereço: Kaprova 5, perto de Staroměstská. Muito legal, foi que lá conheci um tcheco que tinha ido a Havana, e ele me mostrou as fotos do restaurante original! Coisas de viagem ...



Outra indicação é Ristorante KOGO. Endereço: Havelská 499/27, Praha 1 (fui neste, mas tem outro na Na Příkopě). Para quem não sabe a Havelská é a rua da famosa feirinha de Praga, que infelizmente não consegui conhecer. Bem, jantei aí um maravilhoso risoto depois de assistir a um bale no Teatro do Estado (aí pertinho). O restaurante é italiano e frequentado por locais, ambiente chique e excelente atendimento. Gostei muito! Não tirei fotos.
Outras coisas que indico:

Gente, esse doce típico de Praha é MUIIITO BOM. Parece um pouco um churros, mas sem recheio. Ele não é frito, e sim assado nesse espeto da foto. Há barraquinhas espalhadas pela cidade toda que o vendem. A primeira foto é na praça da Tyn (havia aí uma feirinha à noite). O meu (segunda foto) comprei em Malostranká a caminho do castelo.

Bem esse aí foi meu almoço em uma bela tarde. Eles adoram esse presunto assado, e de fato ELE É DIVINO, contudo eu seja suspeita, pois amo presunto. Fato curioso: comi presuntos melhores em Praga do que na Itália.
Praga é conhecida por suas cervejas, prove todas!! Veja aqui. Cada bar-restaurante vende apenas uma marca, que em geral está em destaque na sua fachada.   As marcas mais conhecidas são as: Lobkowiczky (no museu de mesmo nome na aérea do castelo, achei meio fraca), Budweiser Budvar, Pilsner Urquell (a que mais gostei, aqui no Rio se vende a original) e a Gambrinus (foto acima).





Visite também as cervejarias com fabricação própria, a festa come solta nelas. Só visitei a U Pinkasu que é a mais tradicional (aí tem o famoso joelho de porco, mas estava lotado e fiquei no bar mesmo), mas os entendidos dizem que a melhor é a U Fleků.
1. U Fleků - Křemencova 11 (metrô: Národní třída). Existe desde 1499, aberta de 10:00 - 23:00h.
2. U Pinkasů - Jungmannovo nám 16 (metrô: Můstek). Fica perto da igreja Nossa Senhora da Neves. Aberto: 10:00 - 03:00h.

Onde tomei café: fui a TODOS os tradicionais, um verdadeiro tour ao passado em Praga, a maioria em decor art noveau, FANTÁSTICO!!
Na ordem em que visitei:
Grand Cafe Orient na Casa da Virgem Negra, uma das obras primas da arquitetura cubista criada por Josef Gočar, aberto em 1912. Lindo, elegante e todas as linhas em estilo cubista. Dentre os cafés que fui, esse foi onde comi melhor! Onde: Ovocný trh 19. Aberto de segunda a sexta (9h-22h) e finais de semana (10h-22h).

Café (=kavana) no segundo andar


Café melange, não é como o de Viena, mas bom!


O café do Obecní dům foi construído no início de século XX, hoje é frequentado por turistas, basicamente. Fica a direita da entrada do prédio, que per si so é um símbolo da Art Nouveau da região da Bohemia. Além de tomar meu café da manhã aqui, em outro dia fiz o tour guiado pelo prédio, perfeito, dura cerca de uma hora. Visitamos, no tour a sala Smetana e outra decorada por Alfons Mucha, fantástico. Tinha que pagar para tirar fotos, então, infelizmente não tenho fotos da sala de Mucha, que antigamente era a entrada para sala de concertos, mas hoje está fechada ao publico em geral. No final do tour, está incluída uma visita (e cerveja) na Cervejaria Pilsen (bem legal).  
Voltando ao café: Obecnídům na Náměstí Republiky 5. Metrô B (linha amarela), estação Náměstí Republiky. Kavárna Obecní DůmAberto todos os dias de 7.30 a 23h.    

Aqui as peças não são originais, mas na visita vamos a um
café com peças originais


Esse post já está gigantesco, continuo depois ...
By!

Nenhum comentário:

Postar um comentário